O samba chega com toda sua elegância no primeiro CD de Celsinho SIlva. Festejado percussionista com lugar cativo na banda de bambas que acompanha Paulinho da Viola, fundador do Nó em Pingo D’Água e membro da atual formação do Conjunto Época de Ouro, Celsinho se apresenta como cantor e compositor em “Nas ondas da noite”, lançamento da Kuarup.
As referências já deixam a pista do quilate do disco. Com quase 45 anos de carreira o músico se reinventa. Sem abandonar seu pandeiro, vai para o microfone cantar belezas em sambas de baluartes e suas próprias composições. Celsinho assina quatro das 13 faixas em parcerias com Delcio Carvalho, Agenor de Oliveira e Paulo César Pinheiro. As demais faixas trazem assinaturas de Paulinho da Viola, Cartola, Pedro Caetano, Zé Keti, Noel Rosa, Dona Ivone Lara, Luciana Rabello entre outros.
O time de músicos e participações que passam pelo álbum também é um quem-é-quem das melhores rodas do país. E o samba vai até o outro lado do mundo encontrar a cantora japonesa Machiko Watarumi, graciosa presença em dueto com Celsinho em “Máscara negra” – dos poucos clássicos em um repertório que não busca o caminho mais fácil e encontra pérolas menos conhecidas na obra dos compositores.
O saxofonista e flautista Mauro Senise – parceiro de Celsinho no Nó em Pingo D’Água e na banda de Paulinho da Viola – escreveu um texto para o encarte do disco em que celebra a arte de conviver. “Este disco é um retrato fiel do Celsinho, de sua habilidade de cultivar amizades através de sua valiosa música e de sua conhecida simpatia”, entrega.
“Nas ondas da noite” é um álbum que em momento nenhum descuida da excelência e da nobreza do samba, mas deixa esse clima informal de encontro, da roda de choro, do papo entre amigos.